Por Mônica Custódio
Reunimos títulos para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas correlatos, como tecnologia e empreendedorismo
Muita gente que procura aprender sobre Marketing Digital encontra em conteúdos na internet uma fonte de estudo, já que o tema é relativamente novo e a bibliografia sobre o assunto ainda não é tão extensa.
Apesar disso, nos últimos anos, cada vez mais títulos têm surgido como opção para quem não abre mão de um bom livro. E, indo além do Marketing Digital, é possível complementar o aprendizado com obras de assuntos correlatos, como tecnologia e empreendedorismo.
Neste post, reunimos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas relacionados.
1. A cauda longa (Chris Anderson)
O termo cauda longa se tornou conhecido nos últimos anos e parte dessa popularidade se deve à Chris Anderson, editor chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fenômeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios na atualidade.
O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho — que têm baixo volume de vendas — é igual à receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cenário e como é possível aproveitá-lo.
2. Free (Chris Anderson)
Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.
A ideia partiu de um dos capítulos do livro comentado no item anterior, que fala da economia da abundância. O autor percebeu que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso
3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)
No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.
Também ajuda a entender quais as métricas mais importantes. Por exemplo: como transformar números em ações, o que são testes A/B, dentre outros.
4. Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)
No livro Traction a dupla de fundadores de startups nos Estados Unidos declara que o conceito de tração é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.
Para os autores, tração é um sinal de que uma startup está decolando. Isso pode ser visto nas métricas principais — se é um aplicativo, o número de downloads está crescendo, se é uma ferramenta SaaS, a receita está aumentando etc.
Assim, o objetivo do livro é mostrar como negócios podem obter tração, independentemente do seu ramo. Para isso, foram entrevistados mais de quarenta fundadores de startups.
5. Permission Marketing (Seth Godin)
Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.
Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.
6. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)
O clássico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado competitivo. Ele traz conceito de posicionamento — a ideia é aplicável a um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo a uma pessoa.
Os autores ensinam como estabelecer, com competência, posicionamento competitivo de seus produtos, marcas e empresa. A teoria do posicionamento competitivo é hoje utilizada em ações e estratégias empresariais e pessoais.
7. Brand Brilliance (Fiona Humberstone)
A especialista em branding Fiona Humberstone traz em seu livro dicas para definir seu cliente ideal, refinar sua mensagem e traçar uma estratégia. O livro ensina como trazer clareza para a marca, ajudando a focar no que realmente importa e a se comunicar de forma certeira.
Indo além da teoria, a obra traz exemplos de como criar um bom site e definir uma estética para sua empresa. Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de branding, é uma ótima leitura.
8. Marketing na era digital (Martha Gabriel)
Best seller de marketing, o livro aborda, em linguagem simples, a importância estratégica do marketing na era digital.
O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.
9. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)
Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).
Os autores falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.
10. Nocaute (Gary Vayrnechuk)
O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios.
Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.
Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.
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