Buscar

Como Fazer Uma Loja Online do Zero!

Atualizado: Mai 5

Este artigo não é para quem já sabe fazer, nem para quem acha que não dá certo. Ah! Também não é para quem acha que tudo acontece num clique mágico.



Este post é para quem quer vencer a concorrência, quer ter destaque, quer se igualar a grades lojas, quer fazer parte do modelo de negócio que mais cresce no mundo e quer transformar suas vendas para atingir um novo patamar de grandes resultados.


Vamos começar com 15 passos para ter uma loja online?


01 - Faça um levantamento do que seu negócio pode oferecer online. Tanto Produto como Serviços podem ser oferecidos para venda em um e-commerce.


Quer algumas ideias? Roupas e artigos de vestuário, entrega de alimentos ou refeições (delivery), artigos e serviços para Pet, produtos de cosméticos, móveis e decoração, artesanato, consultorias, etc, etc, etc... As possibilidades são inúmeras.


02 - Escolha um mercado que você tenha experiência, conhecimento, contatos, fornecedores. Identifique quais são os facilitadores para que possa conduzir este negócio.


03 - Deicida um mix de produtos e serviços que atendam uma oportunidade que você identifica no mercado que está escolhendo.


04 - Estude a concorrência: o que eles oferecem? Qual preço praticam? Que benefícios ele entregam? Quais suas fragilidades?


05 - Defina seu diferencial. O que você faz de melhor para aproveitar esta oportunidade de mercado?


06 - Descreva quem é seu público alvo. Onde mora, o que consome, qual seu comportamento. Detalhe informações Geográficas, Demográficas, Psicográficas e Comportamentais. O uso de Personas auxilia muito neste exercício para escolher seu público.


Lembre: estamos pensando em etapas para sair do "zero" e iniciar uma loja online. Caso você já tenha todo os passos anteriores prontos, os passos seguinte vão interessar ainda mais.


07 - Escolha um domínio para seu site. Para escolher um domínio, dê preferencia palavras fáceis para decorar, que tenham sonoridade e que representem seu negócio. O domínio é muito importante para seu negócio ter um bom posicionamento nas buscas do Google, por exemplo. Faz parte da estratégia de SEO (mas isso é um outro assunto).


Para saber se o seu domínio está liberado para uso, você poderá pesquisar no site registro.br onde também poderá adquirir o direito de uso dele. Domínio escolhido? Registre!


08 - Escolha um serviço de e-commerce. Há várias plataformas com templates pré-definidos para que você possa inserir suas informações, seu produtos, serviços, preços, controle de estoque, emissão de Nota Fiscal. Ah sim, você precisará emitir notas fiscais a partir de um CNPJ válido e ativo que possa comercializar via internet, o que nos leva a ao próximo ponto....


09 - Conte com a ajuda de um contador ou escritório de contabilidade. Eles irão te auxiliar a compor a empresa, fazer os enquadramentos necessários, emitir as certidões, fazer os registros, e acompanhar sua movimentação.


10 - Construa sua identidade visual, seu logotipo, as cores que representam sua marca, qual a impressão deseja passar para seu público.


11 - Configure a plataforma com todas as suas informações, imagens, cores, descrições, dados bancários, formas de pagamento e conecte seu domínio. Teste tudo e então publique sua loja online!


12 - Anuncie seus produtos e serviços. Faça uma boa estratégia de Marketing Digital, que promova sua marca e o mais importante, que dê resultado em vendas e faturamento. Use o que há disponível: Redes Sociais, Google Ads, Automação e Captura de Leads. Quando mais por visto pelo seu público, mais oportunidades de vendas.


Lembre: não adianta ter o melhor produto ou serviços, ter o site mais bonito, etc, se não for mostrado ao seu público de uma maneira assertiva e que venda!


13 - Entregue o que você vendeu. Tenha um operação eficaz. Cumpra prazos. Ofereça "mimos" aos seus clientes especiais. Agradeça a compra.


14 - Mantenha um relacionamento com o cliente. Pense em transformar este relacionamento em oportunidades de compras recorrentes.


15 - Analise os resultados, revise as métricas do seu site, melhore processos internos, ajuste estratégias e siga vendendo.



Há muitas outras coisas que podem fazer parte destes primeiros passos, estes porém, tenho como os principais para iniciar um negócio virtual de sucesso. Busque conhecer mais sobre este assunto, converse com outros empresários do ramo, procure consultoria para te auxiliar. São muitos detalhes como objetivo, mas todos são factíveis de serem alcançados.


CHECKLIST:

  • Qual o Produto ou Serviço?

  • Qual Mercado de Atuação?

  • Qual Mix de Produtos e Serviços?

  • Como é a Concorrência?

  • Qual é seu Diferencial?

  • Quem é o Público Alvo?

  • Qual o Domínio do Site?

  • Qual a Plataforma de Vendas?

  • CNPJ e Nota Fiscal?

  • Contador?

  • Identidade Visual OK?

  • Configuração OK?

  • Anúncios e Marketing Digital OK?

  • Como Entregar o que Vendeu?

  • Relacionamento com o Cliente OK?

  • Revisar e ajustar.


AUGUSTO SOARES RUBIALE

INKOUST MARKETING & TECHNOLOGY

Ainda não se cadastrou em nosso BLOG? Se cadastre aqui, leia outros artigos e receba a notificação a cada nova publicação.

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

#ecommerce #vendaonline #lojaonline #adaptacao #covid19 #coronavirus #comovenderonline #marketingetecnologia #tecnologianomarketing #sucessonomarketing #planodeacao #colocandoempratica #planejamentodemarketing #marketingdigital #maonamassa #inkoustmarketing


40 visualizações
  • Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Twitter - Black Circle

#contraprostituicaoprofissional

Inkoust_logos.png

Rua Vereador Salim Chede, 251. Curitiba - Paraná - 82.210-030, Brazil

Parque Barigui - Av. Cândido Hartmann, S/N - Bigorrilho, Curitiba - PR, 82025-160, Brazil