Conheça as Tecnologias que irão Dominar 2021 =D
top of page

Conheça as Tecnologias que irão Dominar 2021 =D

Que a tecnologia está sempre evoluindo todos sabemos, não é? Mas o que será que podemos esperar para esse ano? Separamos uma lista com 6 das principais tendências tecnológicas para 2021. Confira!




01 - Inteligência Artificial (IA)

Consiste em uma tecnologia que simula a inteligência humana. Essa inteligência permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, mas claro, precisa ser apoiada e baseada em dados digitais reais. Calma, as máquinas não são tão independentes assim, elas precisam ser configuradas para aprender.


Muitos dizem que a Inteligência Artificial aprende como uma criança, absorvendo e analisando os dados de forma a identificar padrões e respostas de todos os tipos. Um exemplo que podemos citar é a aba de recomendação de aplicativos como Youtube e Netflix. O sistema indica títulos, baseado no que o usuário assiste. Conforme você vai assistindo, os dados são inseridos no sistema (criando um padrão) e a partir disso, cria-se as recomendações personalizadas.


Atualmente, todas as empresas estão interessadas em melhorar a experiência do cliente, modernizando seus sistemas. A Siri, Google Assistant e Alexa são exemplos bem atuais de inteligência artificial, que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.


02 - Automação

É uma tendência super em alta na área da tecnologia da informação. Muitas tecnologias, inclusive a Inteligência Artificial, utilizam da automação em seus sistemas.


Automação consiste na criação de um caminho mais curto para a realização de atividades, com o objetivo de simplificar e agilizar os processos. Existem muitas vantagens em implementar essa tecnologia nas empresas, modificando, para melhor, o processo operacional. A automação eleva a eficiência e a produtividade, padroniza a qualidade, fornece suporte para tomadas de decisão e, ainda, reduz custos.


Para ficar mais fácil, vamos dar um exemplo prático. Um e-commerce possui um fluxo de vendas alto. Para todas as vendas, é preciso emitir nota fiscal. Fazer isso manualmente exigiria tempo. Automatizar essa tarefa, por meio de recursos inteligentes, diminui o desperdício de tempo e aumenta a produtividade.


03 - Realidade Virtual e Realidade Aumentada

O potencial de aumento da realidade virtual e aumentada em diversas áreas, como educação, marketing e entretenimento é alto.


A realidade virtual, consiste na substituição do ambiente ao seu redor por elementos virtuais, criando um “cenário falso” gerados e geridos por computadores. Um exemplo disso são os óculos VR, muito utilizados em games e entretenimento.


Já a realidade aumentada, consiste em “aumentar” o cenário do usuário, através da sobreposição de elementos virtuais em ambientes reais. A mistura desses elementos, cria um cenário mais interativo. Um exemplo é o jogo Pokémon GO, no qual existe a possibilidade de inserir Pokémon em ambientes reais, através da câmera do celular.


04 - Redes de Dados 5G

Se você gosta de navegar em alta velocidade em seu celular, vai ficar feliz com essa tendência! Com a chegada dessa tecnologia, espera-se que cada vez mais pessoas possam se comunicar em uma velocidade alta. O 5g consiste na quinta geração de redes móveis.

As redes atuais (4g) entregam velocidade média ao consumidor, estima-se que o 5g conseguirá entregar uma velocidade até 100 vezes maior. Muita diferença, não é? Além dessa alta velocidade, com a instalação da infraestrutura 5g, a tendência é que os custos de manutenção diminuam e que prejudique menos a ecologia, já que as redes consumirão até 90% menos energia do que as atuais.


05 - Internet das Coisas

A internet das coisas tem o objetivo de conectar objetos utilizados no dia a dia das pessoas com a internet. Já existem vários modelos de geladeiras, relógios, óculos e carros que utilizam essa tecnologia, facilitando o cotidiano das pessoas e otimizando atividades como pagamento de contas e criação de lista de compras.


Um exemplo é o aspirador robô, que é programado para limpar a casa por um tempo e depois desligar, freezers comerciais que avisariam o fabricante em caso de defeito, fogão que corta o fornecimento de gás ao detectar um vazamento, cortinas e portas que podem ser abertas ou fechadas através de smartphones etc.


06 - Cibersegurança

Com o aumento da utilização do mundo digital para trabalhos e compartilhamento de dados e documentos importantes, surge a necessidade da criação de tecnologias que protegem essas informações. A cibersegurança protege dispositivos e servidores contra ataques.


Dentro dessa tecnologia encontramos a segurança de redes, que protege redes de computadores contra invasores e a segurança de informações, que protege a integridade de dados e documentos, entre outras formas de segurança. Essa tecnologia diminui as ameaças virtuais e tende a crescer cada vez mais.


Você já conhecia essas tendências? Ainda veremos muitos exemplos delas nesse ano!





TAYNA ANDREATTA

INKOUST MARKETING & TECNOLOGY


Ainda não se cadastrou em nosso BLOG? Se cadastre aqui, leia outros artigos e receba a notificação a cada nova publicação.

41 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page