As zebras... Quem nunca vivenciou uma situação de desapontamento quando a execução saiu fora do planejamento? Consegue lembrar de um momento assim? São vários não é mesmo? E para poder dominar as zebras, sejam quais forem, é preciso entendê-las. Ok! Mas que relação tem isso com BIG DATA, Marketing e Tecnologia? Calma, vou explicar...
Assim como nossas impressões digitais, que não se repetem nem coincidem até mesmo em irmãos gêmeos, as sensacionais listras das zebras não se repetem. Elas dão um perfil único e exclusivo para a zebra, que se diferencia de todas as outras no meio de sua família, grupo, manada e todas as zebras na África e no Mundo!
Nós, além das impressões digitais e mesmo não tendo listras, temos uma infinidade de de questões que nos diferenciam um dos outros. E o que dizer dos nossos clientes? Será que eles são humanos ou zebras? Cada cliente tem um perfil diferente do outro. É certo que eles podem ter características que os incluem em grupos, o que torna nosso trabalho muito mais viável.
Agora sim. Para que nosso Marketing não dê zebra, precisamos pensar nos perfis de clientes com quem queremos interagir e nos comunicar, conhecer suas especificidades e oferecer a eles um conteúdo o mais personalizado possível.
Com a disponibilidade de dados nas redes, BIG DATA, tecnologias que análise de informação, automações de marketing, entre outras, já é possível aumentar nossos resultados muito mais significativamente do que simplesmente “impulsionar” um post do Facebook ou Instagram.
Temos muito ao nosso favor para chegarmos no público específico que as empresas querem atender, se comunicar, vender e se relacionar. Ferramentas de análise de perfil comportamental (com base em dados reais) encurtam o caminho para resultados extraordinários.
As zebras são todas iguais, só que diferentes. Por quê então pensamos que nossos clientes são todos iguais? Precisamos entender de vez que não estamos vendendo para todo mundo, nossas marcas não são para todo mundo. Queremos ser exclusivos para resultados exclusivos. É hora de usar BIG DATA e Tecnologia para um Marketing certeiro!
E aí, refletindo sobre como você está "fazendo marketing”, será que deu zebra?
AUGUSTO RUBIALE INKOUST MARKETING & TECHNOLOGY
Ainda não se cadastrou em nosso BLOG? Se cadastre aqui, leia outros artigos e receba a notificação a cada nova publicação.
Comments