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KPI: Mais do que sopa de letrinhas!

KPI - Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é utilizado para

medir o desempenho das estratégias de marketing e verificar se as campanhas estão

atingindo os objetivos esperados. Como o mercado está em constante modificação e as

empresas sempre precisam se moldar para manter-se em alta nos negócios, é muito

importante saber se seus objetivos estão sendo alcançados. É nesse sentido que

percebemos a importância do KPI.

Não devemos confundi-los com simples métricas, pois possuem uma relevância muito

maior. Uma métrica é apenas algo que pode ser medido e torna-se um KPI dependendo

de sua importância para a empresa no momento. Um bom Indicador deve ser relevante,

simples de entender, capaz de levar a uma ação positiva, ou seja, capaz de trazer

resultados significativos para sua empresa e ser facilmente mensurável.

Os resultados obtidos podem ser apresentados em números, como o caso dos

visitantes que entraram em seu blog ou em porcentagens, como a taxa de

cancelamento de seus e-mails enviados.


Para escolher um bom KPI é necessário analisar seus objetivos e quais são as métricas

que se relacionam com os mesmos. Por exemplo, se seu objetivo atual é saber se seus

e-mails marketing contém conteúdos que realmente interessam ao público, deve-se

analisar a taxa de cancelamento e os dados de abertura de e-mail, por exemplo. Nesse

caso, não adiantaria colocar como Indicador o ticket médio de seu público, pois não é

relevante no momento.


Devemos ter cuidado com as famosas métricas de vaidade, como os likes, reações e

compartilhamento em redes sociais, assim como número de seguidores, pois esses

elementos não mostram nenhum resultado concreto. Sua empresa não sabe se está

gerando mais oportunidades a partir de likes isolados e nem todos seus seguidores

fecham negócio com sua empresa.


Essas métricas não precisam ser deixadas de lado, pois é legal ter uma saber como

está a interação com o público e ajudam a determinar quantos clientes vieram das

redes sociais, porém não são relevantes o suficiente para se tornarem um KPI.


O importante é definir bem seus objetivos e estratégias e pensar em indicadores que se

relacionem com elas. E não se esqueça de analisar seus resultados constantemente, a

fim de eliminar falhas no processo.


TAYNA ANDREATTA


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