KPI - Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é utilizado para
medir o desempenho das estratégias de marketing e verificar se as campanhas estão
atingindo os objetivos esperados. Como o mercado está em constante modificação e as
empresas sempre precisam se moldar para manter-se em alta nos negócios, é muito
importante saber se seus objetivos estão sendo alcançados. É nesse sentido que
percebemos a importância do KPI.
Não devemos confundi-los com simples métricas, pois possuem uma relevância muito
maior. Uma métrica é apenas algo que pode ser medido e torna-se um KPI dependendo
de sua importância para a empresa no momento. Um bom Indicador deve ser relevante,
simples de entender, capaz de levar a uma ação positiva, ou seja, capaz de trazer
resultados significativos para sua empresa e ser facilmente mensurável.
Os resultados obtidos podem ser apresentados em números, como o caso dos
visitantes que entraram em seu blog ou em porcentagens, como a taxa de
cancelamento de seus e-mails enviados.
Para escolher um bom KPI é necessário analisar seus objetivos e quais são as métricas
que se relacionam com os mesmos. Por exemplo, se seu objetivo atual é saber se seus
e-mails marketing contém conteúdos que realmente interessam ao público, deve-se
analisar a taxa de cancelamento e os dados de abertura de e-mail, por exemplo. Nesse
caso, não adiantaria colocar como Indicador o ticket médio de seu público, pois não é
relevante no momento.
Devemos ter cuidado com as famosas métricas de vaidade, como os likes, reações e
compartilhamento em redes sociais, assim como número de seguidores, pois esses
elementos não mostram nenhum resultado concreto. Sua empresa não sabe se está
gerando mais oportunidades a partir de likes isolados e nem todos seus seguidores
fecham negócio com sua empresa.
Essas métricas não precisam ser deixadas de lado, pois é legal ter uma saber como
está a interação com o público e ajudam a determinar quantos clientes vieram das
redes sociais, porém não são relevantes o suficiente para se tornarem um KPI.
O importante é definir bem seus objetivos e estratégias e pensar em indicadores que se
relacionem com elas. E não se esqueça de analisar seus resultados constantemente, a
fim de eliminar falhas no processo.
TAYNA ANDREATTA
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