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Por que devo me preocupar com a Tecnologia no Marketing? - PARTE 1

Atualizado: Set 28

"o setor passa por transformações com a chegada de ferramentas digitais que exigem pensamento analítico e ágil, além de conhecimento em TI. Hibridismo Martech é o futuro da área"

A invenção de aparelhos tecnológicos trouxe muitas mudanças em relação às formas de venda, mas foi essencialmente coma chegada da internet que o Marketing passou por grandes transformações. A web fomentou novas expectativas nos clientes e oportunidades de diferenciação – pesquisa, social, mobile, geolocalização – que continuam a se expandir e parecem não ter limites no quesito de experiência de usuário. Todos os meses chegam ao mercado inovações disruptivas que nos colocam cada vez mais conectados uns com os outros. E isso inclui empresas e consumidores.


"Quando falamos em marketing, não devemos separá-lo da tecnologia. Hoje, o profissional da área lida com a pressão por resultados e rendimentos, justificativas de investimentos e retorno positivo – precisando ser mais sistemático e menos empírico. E para se ter uma visão mais objetiva e estratégica do marketing como um todo, o planejamento é um processo essencial e planejar está diretamente ligado ao poder de analisar fatos e movimentos passados para identificar tendências e caminhos para o futuro, portanto, ter uma visão que se empodere de tecnologia para agregar conhecimento ao marketing é vital e isso é viabilizado por Martech." by Ariane Maia


Em 2004, o Brasil possuía 6 milhões de casas com internet. Em 2014, esse número era de 37 milhões, o que, de acordo com o IBGE, demonstra um crescimento significativo em um período de 10 anos.


Outra mudança importante é que o smartphone tornou-se o principal dispositivo para acesso à internet no país. Tais mudanças impactaram diretamente como os consumidores acessam informações e como realizam compras, sendo que o marketing teve que se adaptar a essas transformações.


Com a democratização do acesso à internet e um tempo de navegação superior a 40 horas semanais, as empresas identificaram cada vez mais a necessidade de usar esse canal para venda, divulgação e relacionamento.


Com isso surgiu o marketing digital, que consiste em operar técnicas de promoção, divulgação e venda diretamente no ambiente online. Entre as estratégias consolidadas estão o SEO (Search Engine Optimization), mídias pagas, conteúdo, e-mail marketing, redes sociais e outras.


O aumento do uso da internet também demonstrou outra oportunidade, o e-commerce. Dessa forma, muitas empresas iniciaram uma atuação digital, vendendo produtos diretamente pela internet.

Atualmente, o e-commerce tornou-se uma modalidade de negócio consolidado.


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Luiz Castro

INKOUST MARKETING & TECHNOLOGY

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