Bom a primeira pergunta é: o que posso fazer para conseguir filmar com minha câmera fotográfica convencional por mais de 30 minutos? A Resposta é: NADA!
Se você pensa em usar sua câmera fotográfica com função de filmagem para grandes gravações, sinto dizer que infelizmente existem algumas limitações para isso. Uma delas é o tempo que sua câmera consegue gravar um vídeo de um único arquivo sem que a filmagem seja interrompida.
E esse tempo pode variar de fabricante e também entre modelos de um mesmo fabricante. Algumas filmam 5 minutos, outras 12 minutos e algumas com tempo máximo de 30 minutos. Mas a pergunta é por que isso? vamos falar de dois principais motivos:
Limitação no Hardware - Sim, sua máquina fotográfica possui componentes semelhantes a um computador, mas dedicado ao uso para o qual foi projetado.
E sim, como um computador eles também esquentam, em alguns casos a limitação do tempo é por risco de super aquecimento.
Outro motivo é a quantidade de memória, quando se usa qualidade máxima, alguns casos como a versão 5D Mark II da Canon filmam apenas 12 minutos.
Algumas câmeras mais modernas já tiveram esse problema corrigido, como a própria Canon 5D. Quer dizer então, que se trocar minha câmera por uma mais moderna resolvo esse problema? A resposta é: NÃO!!!
Infelizmente também existem restrições, mas nesse caso não de hardware. Em 2006, após a união europeia criar uma lei um tanto polêmica, que classificou as máquinas com função de filmagem, que tivessem a característica de filmar mais de 30 minutos, seriam então classificadas como filmadoras.
Mas o que isso muda? IMPOSTOS, sim, para que as fabricantes não tivessem seus produtos com impostos mais altos, que variam de 5% até 12% sobre o valor do produto, decidiram então impor uma limitação a essas máquinas. Esse valor poderia variar conforme os recursos de cada máquina.
A boa notícia é que essa lei serve apenas para a Europa, mas existe a má notícia: para as empresas, não vale a pena colocar um firmware diferente para cada região, pois isso afetaria o custo de produção, logo, o preço final é afetado.
Existem modelos com essa diferenciação, porém são restritos a alguns fabricantes. Infelizmente essa lei não afeta apenas máquinas fotográficas, como até mesmo alguns celulares, mas nesse último, o problema é resolvido via software.
Bom você pode fazer ótimos vídeos com sua câmera, mesmo tendo essa limitação. Existem maneiras de mudar isso nas máquinas, porém não recomendo o risco de danificar seu equipamento, que quase sempre custa muito caro para os padrões do nosso bom e velho Brasil!!!
Quer saber mais? Então se inscreva em nosso blog e em breve teremos muito mais conteúdos interessantes pra você!!!
LUIZ CASTRO
INKOUST MARKETING & TECHNOLOGY
Ainda não se cadastrou em nosso BLOG? Se cadastre aqui, leia outros artigos e receba a notificação a cada nova publicação.
Comments